Dr.Turba

Dr.Turba

Substância na medicina chinesa pode causar arritmia cardíaca

Substância na medicina chinesa pode causar arritmia cardíaca

Os extratos da planta Evodia rutaecarpa são usados ​​na Medicina Tradicional Chinesa para uma variedade de sintomas, como dores de cabeça, náuseas e vômitos, bem como queixas menstruais e úlceras na região da boca.
Pesquisadores liderados pelo professor Matthias Hamburger, do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade de Basel, investigaram o efeito dos extratos de Evodia em colaboração com farmacologistas e toxicologistas da Universidade de Viena. As substâncias naturais dehidroevodiamina (DHE) e hortiamina isoladas da planta na Basiléia provaram ser inibidores muito potentes dos canais de potássio no músculo cardíaco. Se esses canais estiverem bloqueados, os processos de excitação na alteração do músculo cardíaco podem desencadear graves distúrbios do ritmo cardíaco - a chamada Torsade de pointes (TdP) - e fibrilação ventricular, levando à morte súbita cardíaca.
Efeito confirmado em modelos animais
O desenvolvimento de arritmias TdP severas após a administração de DHE foi confirmado por pesquisadores da Universidade de Utrecht em estudos de ECG em cães, um modelo que também é usado para testar a segurança de medicamentos na indústria.
Investigações posteriores mostraram que as duas substâncias naturais causam oscilações nas células do músculo cardíaco mesmo em concentrações muito baixas, o que pode causar arritmia cardíaca. Por exemplo, essas substâncias podem entrar em um chá feito de frutas Evodia.
Para drogas que podem potencialmente desencadear arritmias cardíacas, é normalmente necessário que um exame cardíaco usando ECG seja realizado antes da medicação. Isto é especialmente verdadeiro para pacientes com doenças cardíacas para que seu risco seja avaliado. Até à data, não foram realizados estudos clínicos para investigar a incidência de arritmias cardíacas após tomar as preparações de Evodia.
Reavaliar a segurança
Estudos da Universidade de Basel também mostraram que o teor de DHE nos frutos do Evodia é considerável. O hambúrguer atualmente investiga até que ponto essas substâncias chegam às preparações do chá. "Se DHE e hortiamina forem detectados, a segurança dos produtos Evodia deve ser reavaliada", diz Hamburger. Plantas medicinais e produtos TCM chegam ao mercado europeu relativamente descontrolados, e eles também podem ser comprados na internet.
Os autores do estudo, portanto, pedem maior vigilância quanto aos possíveis efeitos tóxicos das preparações de Evodia. "A popularização de plantas medicinais de outras culturas acarreta riscos. Essas plantas podem conter substâncias altamente ativas com efeitos colaterais, como no caso do Evodia. Um exame mais detalhado desses riscos é, portanto, indispensável para proteger a população", diz Hamburger.
============>Consulte sempre o seu médico<============

Fonte:
 fornecidos pela Universidade de Basel .